Segunda, 20 de agosto de 2018
(67) 9-9959-0792
Cidades

06/12/2017 às 13h15

9

Redação

Campo Grande / MS

Amarildo Cruz pede a criação do Conselho de Capoeira em MS
Amarildo Cruz pede a criação do Conselho de Capoeira em MS

Durante sessão plenária de ontem (5), o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) solicitou ao Governador Reinaldo Azambuja, a criação do Conselho Estadual da Capoeira de Mato Grosso do Sul (CED/MS).


A finalidade, segundo o parlamentar, é garantir o pleno exercício e o acesso do cidadão às fontes da arte negra, nas modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo do Mato Grosso do Sul.


"O CED deverá ser vinculado à Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania de Mato Grosso do Sul, de forma a valorizar e fortalecer a cultura da capoeira em Mato Grosso do Sul", pontuou o deputado.


Dentre suas competências, o CED deverá assessorar na implementação do Plano Estadual da Salvaguarda da Capoeira, apoiar as promoções e as manifestações afro-brasileiras, promover a defesa, a conservação e a valorização do patrimônio material e imaterial afro-brasileiro, aprovar projetos e programas com a finalidade de acesso ao Fundo Estadual de Captação e Doação da Capoeira, para o desenvolvimento de atividades coletivas do segmento, promover fóruns, conferências, debates, estudos e seminários, participar da elaboração da proposta orçamentária, manter cadastro permanente e atualizado das instituições de âmbito estadual voltadas à defesa e proteção do negro e acompanhar a aplicação das dotações e subvenções a programas e ações especiais de defesa do negro.


A indicação apresentada será encaminhada também ao Secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery de Freitas Júnior.


Biblioteca de escola em Dourados


Na mesma sessão ordinária o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) apresentou um requerimento solicitando ao governo de Mato Grosso do Sul a reforma da biblioteca da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, localizada no Bairro Jardim Rasslen, no município de Dourados.


A biblioteca denomina “Professor Cláudio de Oliveira” necessita de urgentes ações de reparos do Executivo. “O espaço de educação é um centro de conhecimento para as crianças e jovens e é necessário que seja dada todas as condições ideais para que seja usufruída. Por isso, vejo como urgente as obras na biblioteca da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos”, pontua o deputado estadual Amarildo Cruz.


Além da reforma da biblioteca, o parlamentar estadual apresentou requerimento solicitando no prazo de 15 dias informações a respeito do processo licitatório para aquisição dos equipamentos de ar-condicionado para a instituição.


O deputado estadual quer saber se o processo licitatório já foi realizado; qual a data prevista de entrega e a instalação dos equipamentos;  e, caso não tenha sido feito o processo licitatório, qual o motivo para não realização.


Os requerimentos também foram encaminhados para a secretária de Estado de Educação, Cecília Amêndola da Motta, e para o secretário de Estado de Infraestrutura, Ednei Marcelo Miglioli.


Foto Victor Chileno

FONTE: Da assessoria

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium