domingo, 21 de outubro de 2018
(67) 9-9959-0792
Manchete

11/06/2018 às 16h02

36

Redação

Campo Grande / MS

Maior entrega de equipamentos da história pelo Governo beneficia agricultura familiar de MS
Maior entrega de equipamentos da história pelo Governo beneficia agricultura familiar de MS

Campo Grande (MS) – Com objetivo de melhorar a produtividade da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado realizou a entrega de 567 equipamentos para 62 municípios, totalizando R$ 12 milhões nesta segunda-feira (11.6). O governador Reinaldo Azambuja destacou que vai dar condições para que os pequenos produtores possam aumentar a produção de alimentos. “Isso ajuda a agricultura familiar do Estado, dando condições para acessar mercado e aumentar a competitividade na produção dos alimentos da cesta básica”, disse.


Ao todo, foram entregues 95 tratores, 96 grades aradoras, 87 grades niveladoras, 86 calcareadeiras, 80 rotoencanteiradores, 79 pás carregadeiras, seis roçadeiras, cinco ensiladeiras, 13 carretinhas e 20 resfriadores com capacidade de mil litros cada.


O governador explicou que o Estado atende 32 mil produtores dos 72 mil existentes em Mato Grosso do Sul. “Não basta só os equipamentos, é preciso também dar as condições, além de acompanhar essas famílias para que vão além da produção e possam acessar o mercado. Colocamos elas em contato com os grandes atacadistas e ainda propiciamos o uso desses alimentos na merenda escolar”, afirmou.


Vivendo no assentamento Boa Vista desde os sete anos de idade, Isabel Santos também destacou que os equipamentos vão mudar a vida das famílias assentadas. “Isso é algo inédito. Temos muito o que agradecer ao governador Reinaldo Azambuja. Nenhum outro gestor fez o que está sendo feito”. 


Agricultor no assentamento Itamarati, Ezequiel Aparecido, afirmou que as patrulhas agrícolas eram uma necessidade antiga das famílias. “Nós não tínhamos condições de comprar esses equipamentos. Agora irá beneficiar várias famílias do Itamarati”.


Os recursos são oriundos de emendas parlamentares de oito deputados federais e de três senadores, de recursos do próprio Governo do Estado e de propostas voluntárias da Sead – Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). “É o resultado da parceria do Governo com as bancadas federal e estadual. Cada real investido da União, colocamos um do Estado. É um ganho coletivo que beneficia toda a agricultura familiar”, ressaltou o governador.


O cacique da aldeia Nova Buriti, José André Ferreira, disse que as novas máquinas vão beneficiar os indígenas. “É muito importante, pois irá ajudar no sustento dos índios da aldeia. Também irá beneficiar na manutenção das estradas ajudando as crianças irem para escolas, dando condições para uma boa educação”, completou.


O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, destacou que o Governo do Estado ajuda no avanço da agricultura familiar, pequenos produtores e assentamentos de Mato Grosso do Sul. “A entrega de hoje deixa claro a marca de um governo verdadeiramente municipalista. Reinaldo Azambuja conhece a necessidade de cada município e olha todos da mesma maneira”, afirmou.



 


 

FONTE: Airton Arraes

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium